Tecnologia da informação: O que é?

Soluções em Tecnologia para sua Empresa ou Evento

Tecnologia da informação: O que é?

post-o-que-e-ti-ilustracao

E como ela pode se tornar uma parceira da sua empresa?

No início da  Tecnologia, não existia tanta informação como que existe hoje. Os computadordreamstimefree_178039es eram bem limitados e caríssimos, além do tamanho,que ocupava praticamente uma sala inteira.Sabemos também que nessa época a aquisição do equipamento era limitado, ou seja, somente governos, grandes empresas e agências de pesquisas possuíam “bala na agulha” para manter um equipamento desse, pois com o alto preço era muito difícil a aquisição de um. Porém os tempos mudaram! O que antes era enorme,

hoje esta dando cada vez mais dando espaço a dispositivos pequenos que fazem verdadeiros milagres em relação a sua qualidade, além de estar acessível a qualquer pessoa. Com o passar dos anos, os computadores passaram a comunicar entre si mesmo estando geograficamente distantes um do outro, isso foi um dos maiores avanços no mundo corporativo, pois possibilitou o crescimento de empresas que até então eram julgadas inferiores por causa da baixa receita que possuiam.

 

A Informação

Qualquer sistema ou computador, vai trabalhar apenas com uma coisa: INFORMAÇÃO! A informação hoje é um dos bens mais valiosos de de empresa. Instituições e funcionários que obtém sucesso e ganham dinheiro hoje em dia, possuem muito mais informação do que as empresas ou funcionários que não conseguem crescer e alcançar o sucesso profissional. Porém com todo esse avanço e mudanças que aconteceram ao longo dos anos, foi identificado que era necessário proteger toda essa informação, pois estava se tornando cada vez mais difícil gerenciar e manter tuda seguro e funcionando corretamente. Foi então que surgiu o termo TI (Tecnologia da Informação).

 

O Conceito

Pode-se definir tecnologia da Informação (TI) como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações.

O TI se tornou um aliado para empresas que desejam e buscam o crescimento, pois ele trata de gerenciar, manter em ordem, proteger, administrar, corrigir e prevenir contra ameaças toda a informação que a empresa possui. A atuação corporativa do TI parte do princípio da ideia de que as empresas não podem estar com os seus esforços voltados para o TI, pois existem outras prioridades essenciais para o seu crescimento, imagine uma loja de roupa como exemplo, ela ganha dinheiro vendendo roupa (Meio óbvio), e deve manter seus esforços voltados para isso, porém necessita estar seguro em relação as tecnologias que utiliza e informações que possui, ela precisa de um bom sistema de caixa,  um bom sistema de estoque, câmeras de segurança, alarmes etc. Além do fato de que sem um bom departamento de TI (ainda que seja composto apenas por um único profissional bem qualificado), se tornará muito difícil alcançar o sucesso nos resultados com a sua empresa

 

A Parceria

Hoje estamos mais conscientes de que qualquer tecnologia pode ser uma aliada de sucesso, ou uma inimiga da sorte, tudo vai depender de como ela será usada e quem irá fazer a sua gestão, analisando por este lado, o fundamental ao iniciar um projeto de TI é o PROFISSIONALISMO.

No mundo hoje, ou você usa as tecnologias a seu favor, ou vc é engolido por elas.

Existem 2 maneiras de você fazer a gestão do TI da sua empresa, ou iniciar um projeto de TI, você pode montar um time próprio ou um funcionário próprio, ou terceirizar todo o serviço (O que é uma ótima opção se tratando do profissionalismo, e comprometimento com o resultado e economia).

Em ambas as formas, o importante é visar sempre o resultado e o crescimento, pois hoje a Tecnologia da informação se tornou um parceiro de crescimento, não apenas uma prestação de serviços.

 

Gostou desse artigo? Curta no Facebook e compartilhe para que mais pessoas possam ver as oportunidades que o TI proporciona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *