Gestão de TI, o que é? e como fazer?

Soluções em Tecnologia para sua Empresa ou Evento

Gestão de TI, o que é? e como fazer?

post-gestao-de-ti-ilustracao

Entenda porque você deve fazer a gestão do seu TI

server-1235959_1280

Com as novidades tecnológicas surgindo a todo o momento, esta cada vez mais fácil para empresas investir em tecnologias que melhoram o desempenho tanto de funcionários como da administração da empresa de uma forma geral. Dessa forma a empresa ganha em muitos aspectos, o problema é que todo sistema informatizados dentro de uma empresa requer uma boa Gestão de TI, assim como a segurança das informações, e as estratégias de TI que serão aplicadas para o melhor andamento da empresa. Mas, como fazer a Gestão das Tecnologias que sua empresa utiliza? É exatamente isso que abordaremos nesse Post.

Solicite uma consultoria de TI para sua empresa, é GRÁTIS

 

O princípio de tudo

Quando falamos da Gestão da Tecnologia da Informação, é necessário que tenhamos em mente as principais responsabilidades do TI que são: Segurança das informações, suporte total para os sistemas informatizados da companhia, e manutenção geral dos hardwares da empresa.

Com isso em mente, já se pode clarear as ideias sabendo o que exatamente deve ser gerenciado, no caso, a segurança da empresa, os hardwares e todos os sistemas que ela utiliza.

 

Planejamento

Hoje, o TI se tornou uma coluna importante para o crescimento de uma empresa, funcionando como um alicerce para que a companhia possa expandir sua atuação. Como tudo nessa vida, o sucesso da sua empresa será muito mais certo se tiver um bom planejamento, da mesma forma o TI só irá ser de fato um alicerce para o crescimento da mesma se for bem gerenciado e qualificado. Portanto, tudo começa no planejamento, seja ele mensal, trimestral, ou anual. O que se deve fazer nesse primeiro momento é uma análise de como estão as tecnologias que sua empresa usa, as informações geradas nos sistemas estão de fato seguras? os bancos de dados estão funcionando e seguros? e os computadores, impressoras e todos os tipos de hardware estão funcionando corretamente?

Perguntas como essas irão servir como um norte para que você possa planejar o que precisa ser feito para melhorar as tecnologias da sua empresa, e para que elas sejam capazes de suportar a demanda de crescimento que a empresa almeja.

É importante documentar o planejamento, para que o setor inteiro saiba o que deve ser feito.

 

Execução

A execução do planejamento é um dos principais fatores de sucesso ou não da estratégia planejada, pois quando não é feito com qualidade ou com descomprometimento ele interfere diretamente no resultado. E qualquer gestor entende que o resultado fala mais alto, pois não adianta bom planejamento acompanhado de uma péssima execução, dessa forma os resultados não irão aparecer, isso vale pra tudo. Por exemplo, você possui uma loja de roupas, e em um ano pretende abrir mais duas lojas, o seu departamento de TI é que vai fazer todo o planejamento para ter as ferramentas tecnológicas precisas e eficazes para isso, como, os sistemas de caixas, leitores de códigos, sistemas de estoques etc.

Perceba que o TI caminha entregando e suprindo as necessidades da empresa para que ela possa se preocupar apenas com o seu crescimento.

 

Métricas

Em qualquer estratégias e em todos os processos executados, deve ser feito paralelamente a medição dos resultados alcançados. A métrica é extremamente importante, pois é ela que vai dizer se o que está sendo feito está gerando ou não os resultados esperados e definidos lá no começo do planejamento. Todo o processo deve ser medido, lembre – se de que as métricas que você definir para o seu negócio devem ser úteis, um grande problema de algumas empresas é sair medindo tudo.

A métrica deve ter a possibilidade de mudança para uma ação positiva, dessa forma é possível engajar o crescimento da empresa

Concluindo

Seja qual for o seu tipo de negócio, o TI deve ser parte ativa dele. As empresas que experimentam as ações do TI enxergam as oportunidades de crescimento que elas geram, e não abrem mão do suporte que a tecnologia da informação proporciona.

Mas como já mencionamos em posts anteriores, o TI é coisa séria e deve ser levado a serio, seja por conta própria ou com empresas terceirizadas, faça uma Gestão de TI com qualidade e foco, para assim experimentar as possibilidades de crescimento proporcionadas.

 

Consultoria de TI para sua empresa, é GRÁTIS

 

Gostou deste artigo? Curta no facebook, e compartilhe para que mais pessoas possam ser beneficiadas por ele.

Curta nossa página no facebook

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *