Tecnologia da informação: 5 motivos para começar a gestão de seu TI ainda hoje

Soluções em Tecnologia para sua Empresa ou Evento

Tecnologia da informação: 5 motivos para começar a gestão de seu TI ainda hoje

ilustração da importância de se investir em TI

Introdução

ilustração da importância de se investir em TIHouve tempos em que usar tecnologias para empresas era caro e difícil. Com  o boom da internet e de novas tecnologias, hoje é bem comum ver empresas que utilizam recursos computacionais e de informação para fluir, manter e gerenciar seus negócios. O que muitas vezes não fica claro pra gestores e empresários, é como realmente a TI beneficia seus negócios e como é difícil manter uma empresa aberta e fluindo sem o uso das tecnologias adequadas. Por isso elegemos os 5 maiores motivos para qualquer segmento de negócios investir em tecnologias de informação.

Estudos feitos por Orlikowski e Baroudi  em 1991 apontaram para algo que vivemos claramente hoje. O estudo revelou que seria permanente a relação entre informação, indivíduos e organizações. Hoje vemos claramente essa relação consolidada, pois a informação é um dos bens mais preciosos que uma organização tem. Então vamos lá!

Consultoria Grátis de TI

Competitividade de mercado

A importância da informação para qualquer segmento de negócio é indiscutível, porém o que muitas vezes não é levado em conta é a forma como essa informação chega a quem de fato interessa. Deve haver níveis de rapidez e segurança analisados em todo o processo, para o melhor fluxo das rotinas de trabalho dos usuários.

Estudos feitos por Beltrame e Maçada em 2009, apontaram que gestores que tem acesso rápido as informações que lhe interessam sobre seus negócios, conseguem gerir melhor suas empresas, gerando assim maior poder de competitividade no mercado em que atua, além de obterem mais segurança e rapidez na tomada de decisões, pois nenhuma decisão deve ser tomada por simples achismo, ou por emoção. Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, nenhum negócio pode se dar ao luxo de falhar, uma vez que fica claro que as decisões  e estratégias tomadas irão dizer se essa empresa tem poder para competir no seu mercado de atuação ou não.

Menor preço/ Maior benefício

É comum ainda nos dias de hoje ver organizações que não se atentam e não fazem estudos na hora de aderir a recursos computacionais ou de informação, quando isso ocorre geralmente os recursos adquiridos não são eficientes, muito menos eficazes. Esse fato acontece principalmente pela falta de conhecimentos (pela parte dos gestores) em tecnologias de informação.

Por exemplo: uma empresa de softwares precisa de computadores potentes, precisa de sistemas sofisticados de informação e gestão, além de servidores com alto nível de armazenamento de dados. Por outro lado, uma loja de roupas, ou um mercado que está começando precisa de computadores funcionais, servidores voltados para armazenamento de dados simples etc. Imagina comprar computadores com core i7 para caixas de uma loja e computadores com processador dual core para uma empresa de criação de softwares, não dá!

Em ambos os lados, o que ocorre é desperdício de dinheiro, a loja ou mercado gastou com o que não deveria, e a empresa de criação de softwares vai precisar gastar duas vezes para suprir suas necessidades computacionais. O TI age nesse segmento analisando o menor preço e o maior benefício na hora da escolha dos recursos e equipamentos computacionais.

Ganhos em produtividade

A TI não é apenas uma ferramenta para automatizar processos, ela é um facilitador de processos considerados básicos em qualquer negócio. Quem não precisa utilizar emails em suas atividades de trabalho? todos.

Porém quando as coisas não saem como o esperado, o que acontece é uma vasta perda de tempo buscando formas de consertar certo problema. Já identificamos casos de funcionários do administrativo de determinada empresa que perdiam horas e horas tentando arrumar uma impressora, ou tentando fazer  um backup de seus emails e outras coisas consideradas simples pela visão do TI.

Seu time comercial deve se preocupar com o setor comercial, assim como seu setor administrativo deve dedicar se sempre ao setor administrativo, quando algo foge disso a sua empresa está simplesmente perdendo produtividade e consequentemente está perdendo dinheiro.

A TI se dedica diariamente para não ocorrer problemas com seus recursos computacionais e de informações, realizando manutenções preventivas, mas caso algo não saia realmente como o esperado, sua empresa conta com um suporte corretivo especializado, dessa forma a produtividade de sua empresa está sempre garantida.

Eficiência nos recursos

Qualquer organização precisa se manter viva. A todo momento surgem novas tecnologias e novas exigências nos mais diversos ramos de atuação. Porém uma coisa é clara para qualquer gestor ou empresário: Jamais faça algo, porque todos estão fazendo, jamais faça algo por modismo, a eficiência dos recursos da sua empresa, muitas vezes não se trata de uma mudança nos processos, mas sim da otimização dos mesmos.

Em tempos onde é cada vez mais difícil obter o sucesso, empresas não podem dar razão ao erro. Organizações que utilizam da TI como parceira de sucesso, tem uma eficiência maior nos recursos utilizados pela mesma, esse fato acontece porque o TI analisa o que de fato será ou não eficiente para uma organização, vale lembrar que essa análise é feita com base em fatos e dados.

Um maior controle da TI dentro de uma empresa proporciona maior eficiência nos recursos aderidos por ela.

Inovação

A inovação é uma das melhores amigas para qualquer negócio, pois o mundo está cansando da mesmice de sempre. Uma empresa que apresenta uma proposta de inovação forte tende a sair na frente garantido maiores e melhores resultados em suas atividades.

A TI não só acompanha esse processo de inovação dentro de uma empresa, mas também faz parte dele adaptando e suprindo todo o setor computacional e tecnológico da organização.

O uso da TI acompanhado de boas e inovadoras práticas de gestão empresarial transformam toda uma organização, para o lado positivo é claro.

Concluindo

A TI vem mudando a forma como as coisas acontecem dentro das empresas que atua. A relação a longo prazo pelos próximos séculos entre indivíduo, informação e tecnologia está garantida. Porém deve existir um cuidado ao implantar um projeto de TI para sua empresa, pois quando não é feito atentando as necessidades o máximo que ele vai gerar para sua empresa é um gasto.

Faça a gestão do seu departamento de TI, seja terceirizando os serviços ou com um time próprio, mas faça com qualidade e visando melhorias que possibilitem de fato um crescimento considerativo para sua empresa, pois só assim você verá os resultados aparecendo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *